Incêndio em Odemira visto do espaço em imagens captadas por satélites
O incêndio em Odemira, que esta terça-feira ainda mobilizava mais de 800 operacionais, apoiados no combate ao fogo por 248 viaturas, atingiu tais proporções que os seus efeitos e o fumo produzido foi visível a partir do espaço, numa imagem captada por um satélite da Nasa, esta segunda-feira.
A espanhola Revista del Aficionado a la Meteorología, nas redes sociais, divulgou as imagens, captadas a partir do espaço, que permitem ver a espessa coluna de fumo que se ergue a partir de Odemira, bem como permite ver, a laranja, o fogo em ação.
Nuevos #IIFF al sur de #Portugal
7 ago. 2023 Terra MODIS NASA pic.twitter.com/iQTLmvEKUD— RAM Revista del Aficionado a la Meteorología (@RAM_meteo) August 7, 2023
As imagens foram captadas pelo satélite MODIS, da NASA.
Também os satélites do serviços meteorológico europeu Copernicus captaram imagens do espaço que permitem ver o fumo do incêndio em Odemira.
🛰️📡Imatges satèl·lit #meteosat @eumetsat @CopernicusEMS
Podem observar el fum dels incendis del sud de Portugal, i les ones de gravetat a sobre dels núvols baixos de l'Atlàntic.
També es veu el vòrtex en capes baixes al sud-oest de Portugal@RAM_meteo pic.twitter.com/5CDdlpnIqq— À Punt Oratge (@apuntoratge) August 7, 2023
Recorde-se que este incêndio em Odemira, que deflagrou ontem, já levou a que 1400 pessoas fossem retiradas de casa, devido à ameaça das chamas.