Incêndio em Odemira: Autarca calcula “muitos milhões de euros de prejuízos” e pede apoios do Governo de forma “objetiva e rápida”
Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, adianta que os prejuízos causados pelo fogo que lavrou vários dias no concelho originou prejuízos avaliados em “muitos milhões de euros”.
“Estamos a falar claramente de muitos milhões de euros de prejuízos neste território, sobre isso não há a mais pequena dúvida”, afirma em declarações à Renascença, numa altura em que ainda está a ser contabilizado o impacto dos danos causados pelo fogo.
O incêndio, que deflagrou no sábado e só na quarta-feira foi dado como controlado, consumiu mais de 84000 hectares, segundo o balanço mais recente da Proteção Civil. Chegou a empenhar mais de 1400 operacionais no combate ao fogo.
O autarca de Odemira, que hoje recebe a visita da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, quer que os apoios do Governo aos agricultores locais afetados pelo incêndio cheguem de forma “rápida e objetiva”, destacando que “não é possível” que sobrevivam sem ajuda.
Hélder Guerreiro assinala que os agricultores algarvios afetados não têm possibilidades de comprara alimento para os animais, já que a produção a curto prazo está descartada, devido ao rasto de destruição deixado pelas chamas.