Imprensa internacional fala de “investimento histórico” da Repsol em Sines
A Repsol vai investir 657 milhões de euros na expansão do seu complexo industrial em Sines, com a construção de duas novas fábricas.
Para lá dos 143 hectares que a Repsol já ocupa em Sines, vão ser somados cerca de 38 hectares para esta expansão, com a construção de duas novas fábricas de polietileno linear e de polipropileno, com capacidade de produção de 600.000 toneladas por ano.
Este é o “maior investimento industrial realizado em Portugal nos últimos 10 anos”, revela a energética, explicando que este é também considerado de Potencial Interesse Nacional (PIN). A expansão do Complexo Industrial de Sines, vai mobilizar, na sua fase de construção, uma média de 550 trabalhadores, superando os 1.000 trabalhadores em momentos de pico.
“O novo projeto de investimento foi concebido para acompanhar os objetivos da Repsol de ser uma empresa de emissões líquidas zero até 2050 e está alinhado com a estratégia do Acordo de Paris. O governo português considerou este investimento de Potencial Interesse Nacional e concedeu ainda incentivos fiscais até 63 milhões de euros”, escreve o ‘elEconomista’.
A revista de especialidade norte-americana ‘Plastics Today’ sublinha também que “a gigante petroquímica portuguesa Repsol” vai realizar o “maior investimento industrial em Portugal na última década, sendo que as fábricas estão programadas para entrar em operação em 2025”.
Já o site financeiro e económico espanhol ‘The Corner’ destaca que, depois de iniciar operação, a Repsol vai acrescentar, aproximadamente, 75 empregos diretos e cerca de 300 indiretos.
“A expansão do Complexo Industrial ilustra o compromisso da Repsol com Sines e em liderar a transição energética, promovendo a economia circular. O projeto faz parte da transformação industrial da companhia. Estamos a transformar os nossos complexos industriais em centros multienergéticos, de forma a revolucionar o setor industrial e criar emprego de qualidade”, diz Salvador Ruiz, Diretor-geral da Repsol Polímeros.