Imprensa internacional diz que Portugal quer ser um “paraíso fiscal” dos jovens para travar a fuga de talentos

O Governo português, liderado por Luís Montenegro, está a preparar uma proposta ambiciosa no Orçamento de Estado para 2025, com o objetivo de combater a fuga de jovens talentos do país. É assim que o jornal espanhol ‘elEconomista’ vê a ação do Governo, sublinhando que uma das principais medidas previstas é a criação de um regime fiscal favorável para jovens com menos de 35 anos, incluindo uma década de isenções fiscais, para evitar que estes procurem melhores oportunidades no estrangeiro.

“Portugal quer aproveitar a negociação do Orçamento para acabar com a fuga de jovens talentos. O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, quer transformar o país num ‘paraíso fiscal’ para os jovens, introduzindo uma década de isenções fiscais que sejam tão atraentes que eles ficarão em vez de procurar empregos com melhores salários noutros países”, escreve o jornal.

O acordo entre o Governo e o PS já resultou em alguns consensos, nomeadamente sobre a aplicação das isenções fiscais para jovens durante os primeiros 10 anos de carreira. A proposta surge num contexto de crescente preocupação com a emigração jovem, impulsionada por salários baixos, altos impostos e o elevado custo da habitação em Portugal.

Embora a medida seja inovadora no panorama fiscal europeu, algumas organizações internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), mostram preocupações quanto ao impacto real destes incentivos fiscais, considerando “incerto” o seu efeito na retenção de talento.

Apesar deste importante avanço nas negociações, a aprovação do Orçamento não está ainda garantida. A questão da redução do imposto sobre as sociedades (IRC) permanece um ponto de discórdia entre o Governo e o PS, que se opõe a cortes significativos neste imposto.




Comentários
Loading...