Imprensa internacional diz que Portugal conseguiu a “rara façanha” de misturar “sucesso político com reformas irreformáveis”

A imprensa internacional destaca o sucesso dos países do sul da Europa que se estão a reformar enquanto os países nórdicos caem por terra. Os PIGS (Portugal, Itália, Grécia e Espanha) são agora vistos como países que superaram a crise financeira global.

De acordo com o ‘The Economist’, os países do sul da europa estão a fazer uma gestão competente e zelosa das reformas, “que muitas vezes falta aos vizinhos do norte”.

O jornal britânico destaca os recentes acontecimentos com António Costa a levar o PS à maioria absoluta, sem necessitar assim de coligações para a tomada de decisões. Na Grécia Kyriakos Mitsotakis continua como ídolo indiscutível da centro-direita e em Itália Mario Draghi, parece destinado a um mandato mais longo como Primeiro-Ministro do país.

Segundo o jornal, os países do Sul da Europa estão a conseguir “a rara façanha de combinar sucesso político com reformas em economias antes consideradas irreformáveis”.

“Costa ganhou aplausos desde 2015 como um canhoto que também sabe equilibrar um orçamento. Os tecnocratas da Itália estão a reformular os seus tribunais precários e pensões excessivamente generosas… A Espanha, sob liderança política um pouco mais rebelde, fez ajustes úteis no seu mercado de trabalho. A Grécia trabalhou na digitalização de uma burocracia frágil, entre muitas outras coisas”, escreve o The Economist’, que sublinha ainda que todos estão a crescer mais rápido do que a UE como um todo.

Do outro lado da moeda estão os países mais a Norte com problemas económicos, sociais e políticos, que não passaram por aquilo que a imprensa internacional chama de “reformas dolorosas” mas que provam que “o amor duro funciona”.

Ler Mais