Impostos de Elon Musk: 11 mil milhões. Impostos da Tesla: 0

O CEO da Tesla e fundador da SpaceX, o multimilionário Elon Musk, anunciou na rede social Twitter que vai pagar cerca de 9,7 mil milhões de euros (11 mil milhões de dólares) de impostos. E isso é mesmo verdade, mas e a gigante automóvel?

“Para aqueles que preguntam, vou pagar mais de 11 mil milhões de dólares em impostos este ano”, disse à data o multimilionário, em resposta ao tweet da senadora democrata dos EUA, Elizabeth Warren, que dizia que Musk deveria pagar impostos e parar de se aproveitar de toda a gente, após ter sido nomeado pela revista Time como “Personalidade do Ano”.

A esta publicação, Musk respondeu que “vai pagar mais impostos do que qualquer americano na história este ano”.

Mas por outro lado, parece que a Tesla não vai pagar um centavo que seja.

Apesar de a gigante automóvel ter registado o ano mais lucrativo da sua história, com um lucro ajustado de 6,6 mil milhões de euros, a empresa informou a Securities and Exchange Commission que as suas operações nos EUA perderam 114 milhões de euros no ano passado numa base antes de impostos, revela a ‘CNN’.

A Tesla informou assim as entidades competentes que o seu lucro antes de impostos, mais de 5.000 milhões de euros, vieram de operações no exterior, embora 45% de sua receita tenha vindo de vendas nos EUA.

Assim, a Tesla indica que os impostos no estrangeiro rondaram os 736 milhões de euros, os seus impostos estaduais cerca de 7,8 milhões, mas em impostos federais, zero.

“Isso desafia o senso comum, mas não desafia o código tributário dos EUA”, disse Martin Sullivan, economista-chefe da Tax Analysts à ‘CNN’.

Sullivan explica o que acha sobre a questão das perdas da Tesla nos EUA. De acordo com o economista-chefe da Tax Analysts, muitas multinacionais americanas estruturam as suas operações de modo a que as subsidiárias no exterior sejam as que reportem receita, deixando a operação americana com pouco ou nenhum lucro tributável para o relatório.

“É uma coisa de multinacional dos EUA. É muito comum. É quase uma má prática não fazer isso”, acrescentou Sullivan.

Por sua vez, a senadora Elizabeth Warren explicou que “a Tesla e outras corporações gigantes usam há muito tempo golpes e brechas para ajudá-las a não pagar impostos – isso tem que parar”.

No entanto, o Congresso até agora não conseguiu tomar medidas para deter este tipo de operações.

Ler Mais