Imparável? Bitcoin ultrapassa pela primeira vez os 20 mil dólares
A Bitcoin ultrapassou os 20 mil dólares pela primeira vez, resultado de uma escalada surpreendente vivida este ano pelo polémico ativo digital. A maior criptomoeda do mundo subiu até 7% para 20.787 dólares em Nova Iorque, esta quarta-feira, justificando as previsões ‘desprezadas’ há alguns meses atrás que já antecipavam esta corrida.
A evolução da mais famosa das criptomoedas, este ano, mostra que o seu valor quase triplicou.
“Temos um novo rasto e o foco muda para a próxima ronda, a dos 30 mil dólares”, disse Antoni Trenchev, co-fundador e sócio-gerente da Nexo, uma criptomoeda, citado pela ‘Bloomberg’. Este “é o início de um novo capítulo para a Bitcoin. É uma narrativa à qual os media e o público podem agarrar-se porque estiveram visivelmente ausentes desta última caminhada”, reforçou.
A Bitcoin atingiu este o referido valor recorde apesar de ter sofrido uma grave queda em março, que a fez perder 25% no começo da pandemia do novo coronavírus. Os analistas consideraram então que a moeda virtual poderia atuar como um ‘depósito de riqueza’ face à impressão excessiva de dinheiro por parte do banco central, mesmo com a inflação a permanecer generalizadamente baixa.
Além disso, algumas empresas de Wall Street demonstraram um maior interesse por este ativo digital, com muitas a procurar capitalizar os seus ganhos num mundo de taxas de juros acentuadamente baixas. A Guggenheim Partners, por exemplo, disse recentemente que pode investir até 10% de seu Fundo de Oportunidades Macro de 5,3 mil milhões de dólares num fundo Bitcoin.