Imagens de satélite não deixam dúvidas. Rússia vai retomar testes de míssil cruzeiro nuclear
De acordo com imagens de satélite obtidas pela CNN, a Rússia está a preparar-se para retomar os ensaios do míssil de cruzeiro de propulsão nuclear, num local de lançamento previamente desmantelado, perto do Círculo Polar Ártico.
As imagens, captadas pelo Planet Labs em setembro passado, mostram elevados níveis de atividade num local conhecido como Pankovo, anteriormente utilizado pela Rússia para testar o seu míssil de cruzeiro nuclear Burevestnik, segundo dois investigadores do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury, Michael Duitsman e Jeffrey Lewis.
A Rússia parou os testes do míssil depois de 2018, altura em que desmantelou o referido local de lançamento, mas “as novas fotografias de satélite indicam que essa interrupção já não está em vigor”, acrescentaram os dois especialistas.
“A atividade e a nova construção são consistentes com o reinício dos voos de teste do míssil de cruzeiro nuclear Burevestnik”, escreveram Duitsman e Lewis num novo relatório. Observaram que as imagens mostram que a Rússia reconstruiu a plataforma de lançamento do local e revelam “um grande número de contentores de embarque em duas áreas de apoio, incluindo o provável edifício de checkout do míssil”.
A Rússia realizou, pelo menos, um voo de ensaio do míssil a partir do mesmo local perto do Círculo Polar Ártico em Novembro de 2017. Segundo Duitsman e Lewis, a Rússia realizou vários outros testes nos meses que se seguiram, embora nenhum tenha sido considerado bem sucedido.
Em Março de 2018, o Presidente russo, Vladimir Putin, divulgou um vídeo de um teste de míssil de cruzeiro nuclear, que permitiu aos investigadores de fonte aberta, incluindo analistas do Instituto Middlebury, identificar o local.
Dois oficiais norte-americanos disseram à CNN que estão conscientes de que a Rússia tem estado a preparar-se para testar mísseis como parte do seu programa avançado de armamento.
No início deste mês, o Kremlin (sede do Governo russo) disse que testou com sucesso um míssil de cruzeiro hipersónico a partir de um navio no Mar Branco. E na terça-feira, o Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo do lançamento de mísseis de cruzeiro Oniks a partir de uma base militar no Ártico.
As provas de que a Rússia pode estar agora a preparar-se para retomar os testes do seu míssil de cruzeiro nuclear vêm à medida que Washington e Moscovo estão a trabalhar para prorrogar o Novo Tratado START, um acordo chave de controlo de armas que expira nos próximos meses.