Imagens de satélite mostram navio russo que terá transportado mísseis balísticos do Irão para a Rússia

Imagens de satélite, analisadas por uma equipa de dados e perícia dos britânicos da ‘Sky News’, parecem revelar um navio de carga com bandeira russa que é suspeito de transportar os mísseis balísticos do Irão para a Rússia, há cerca de uma semana.

De acordo com uma fonte ucraniana anónima, a publicação informou que chegaram à Rússia, no passado dia 4, cerca de 220 mísseis balísticos de curto alcance Fath-360.

O Fath-360 é um míssil balístico iraniano que, de acordo com os militares locais, tem um alcance de entre 30 e 120 quilómetros, pode transportar uma ogiva até 150 kg e consegue atingir velocidades de Mach 3 (1.020 m/s).

Após o lançamento, os mísseis são conectados a satélites para melhorar a precisão do alvo: acredita-se que os iranianos estejam a usar o sistema de navegação por satélite russo GLONASS, uma alternativa ao GPS.

Os mísseis foram transportados através do Mar Cáspio a bordo do navio ‘Port Olya 3’, que está sob sanções dos Estados Unidos, levantadas um dia antes, informou a ‘Sky News’ – foi detetado no porto de Amirabad, no Irão, a 29 de agosto, e seis dias depois, a 4 de setembro, atracou na região de Astrakhan, no sul da Rússia, sendo que no trajeto não foi partilhado qualquer dado do seu percurso, uma vez que o navio terá desligado o seu transponder AIS para ocultar os seus movimentos.

Recorde-se que os transponders são exigidos pela Organização Marítima Internacional em qualquer navio que pese 300 toneladas brutas ou mais – o ‘Port Olya 3’ pesa mais de 4.800 toneladas brutas.

Os mísseis terão sido carregados em vagões ferroviários e transportados para o local de testes de Ashuluk, na região de Astrakhan, para exercícios de treino antes do possível uso em combate.

De acordo com o ‘Defense Express’, a recente entrega de 220 mísseis balísticos iranianos Fath-360 para a Rússia é provavelmente apenas o primeiro lote, e o número total de mísseis transferidos pode aumentar.

Ler Mais