Imagens de satélite mostram caças falsos pintados em bases aéreas da Rússia para enganar ataques da Ucrânia

A Rússia tem pintado vários caças falsos no solo, numa aparente tentativa de enganar a Ucrânia na sequência dos seus ataques às bases militares russas: as imagens de satélite revelaram as táticas de chamariz de Moscovo, que não sendo uma característica nova no conflito, destaca, no entanto, um aspeto importante: o engano.

A Rússia pintou aviões falsos em diferentes bases no passado: segundo os analistas, ao pintar a aeronave falsa, Moscovo está provavelmente a tentar confundir os sistemas de armas de Kiev e possivelmente a criar falsas perceções sobre o que está a acontecer nas suas bases.

Numa imagem de satélite de 28 de dezembro última, capturada pelo ‘Planet Labs PBC’, podem ser vistas aeronaves de asa fixa estacionadas em fila numa secção da base. Dentro da fileira estão silhuetas que têm um tom de branco, ao contrário do azul e do cinza de outras aeronaves. Há uma terceira silhueta que parece ter o mesmo desenho de pintura da aeronave real da base, mas como as outras duas iscas, não há sombra.

Imagens bem diferentes das captadas a 17 de agosto na mesma base, na qual podia ver-se um punhado de aeronaves de diferentes tipos – nenhuma delas pintada de branco. Em Primorsko-Akhtarsk não é o único local onde esta atividade incomum foi observada nos últimos meses.

A 26 de junho, uma imagem de satélite da base aérea próxima de Yeysk mostrou três silhuetas de caças colocadas uma ao lado da outra, todas de uma cor branca brilhante. Ao lado deles está o contorno branco de um caça a jato que não está preenchido; o pavimento acinzentado é visível no meio do desenho.

Existem alguns motivos pelos quais a Rússia pode querer pintar aeronaves falsas em suas bases, mesmo que seja temporário. Uma das razões é que pode estar a tentar confundir as armas ucranianas que visam aeronaves em ataques às bases de Moscovo.

“É provável que o objetivo seja fornecer alvos falsos que possam enganar os drones de ataque unidirecionais ucranianos, equipados com câmaras simples para reconhecimento de imagens de formatos de aeronaves”, referiu Justin Bronk, principal especialista em poder aéreo da Royal United Services, em declarações à ‘Business Insider’.

Ao pintar aviões de combate falsos, a Rússia também pode estar a tentar ocultar quantas aeronaves estão numa base, quando estão no local ou quais são os seus padrões de atividade. De acordo com Brady Africk, analista de inteligência de código aberto do think tank ‘American Enterprise Institute’, Moscovo queria tornar mais difícil para a Ucrânia saber quais as bases estão ocupadas e quais não estão.

É uma tática relativamente inofensiva e barata, mas com ganhos potenciais elevados. De acordo com o especialista, enganar a Ucrânia para que desperdice uma munição ou divulgue um local de lançamento pode ser “incrivelmente valioso” para a Rússia.

“Acho que geralmente é uma resposta às crescentes capacidades da Ucrânia em termos de capacidade de atacar campos de aviação russos”, disse. “Esta é uma forma relativamente barata de tentar dissuadir, ou tornar mais difícil, o ataque a aeronaves russas.”

O ataque mais devastador ocorreu em outubro último, quando Kiev estreou o seu arsenal de Sistemas de Mísseis Táticos do Exército MGM-140, ou ATACMS, fornecidos pelos Estados Unidos, em ataques a duas bases aéreas russas em território ocupado – Moscovo terá perdido mais de uma dúzia de helicópteros militares, entre outros equipamentos.

Ler Mais





Comentários
Loading...