Ikea vai lançar plataforma digital de venda de produtos em segunda mão

A Ikea pretende lançar uma plataforma digital de venda de produtos em segunda mão para competir com marcas como eBay, Craigslist e Gumtree, segundo avançou esta segunda-feira o ‘Financial Times’.

A Ikea Preowned será testada em Madrid e Oslo até ao final do ano com o objetivo de lançar a plataforma de compra e venda a nível global, indicou Jesper Brodin, presidente executivo da Ingka, o principal operador de lojas Ikea. “Este tem sido um sonho em construção há algum tempo”, salientou. “Estamos num lugar na Ikea onde podemos fazer coisas mais avançadas e interessantes. Há uma confiança incrível na evolução da empresa no digital.”

O novo mercado faz parte de uma transformação na Ikea ao longo dos últimos anos, à medida que deixa de ser um retalhista fora da cidade, onde os clientes têm de recolher e construir os seus próprios móveis, para se tornar um negócio que oferece vendas online, lojas no centro da cidade e lojas.

Os clientes inserem os seus produtos, as suas próprias fotos e um preço de venda, enquanto a base de dados da Ikea, habilitada por inteligência artificial, apresenta as suas próprias imagens e medidas promocionais. O comprador retira os móveis diretamente ao vendedor, que tem a opção de receber dinheiro ou um voucher Ikea com um bónus de 15%.

As primeiras ofertas da Ikea Preowned incluem artigos grandes, como sofás até 600 euros e roupeiros por 450 euros, bem como artigos mais pequenos, como suportes para rolos de papel higiénico por 4 euros. As listagens são gratuitas, mas Brodin disse que a Ikea poderia eventualmente cobrar “uma taxa simbólica, uma taxa humilde”.

E acrescentou: “Vamos verificar todo o âmbito, incluindo a economia. Se muitas pessoas utilizam a oferta para obter um desconto no Ikea, é uma boa forma de se reencontrarem com os clientes. Estou muito curioso. Acho que faz sentido para o negócio.”

Ler Mais





Comentários
Loading...