IKEA vai acabar com o icónico lápis e metro de papel (mas já há alternativa)
A empresa sueca diz que através de questionários sobre os hábitos de consumo nas lojas conclui que “mais de 60% dos clientes não fazia uso do mítico lápis e reconheciam que utilizavam a aplicação ou página na internet para anotar a lista de produtos”, referem fontes da empresa, citadas pelo EL ESPAÑOL.
A proteção do ambiente e a sustentabilidade são também argumentos usados pela empresa para justificar a decisão: “Ganharemos em sustentabilidade e na digitalização do processo de compra”, diz a IKEA num email enviado aos funcionários a justificar a decisão.
Mas já há alternativa. A empresa coloca em cima da mesa uma solução alinhada com os tempos e vai substituir as ferramentas manuais pela sua própria aplicação, para download em dispositivos móveis. “Vamos remover gradualmente os lápis das nossas lojas sempre oferecendo alternativas ao cliente, como a aplicação IKEA que permite desde planear a visita e criar uma lista de compras, até encontrar a localização de todos os produtos que estão na loja “.
Ainda assim, se os clientes não estiverem familiarizados com as novas tecnologias a Ikea diz que vai continuar a ter à disposição “um número limitado” de lápis para os clientes que os solicitarem. Quanto ao metro, não terá substituição na aplicação, mas a alternativa até é muito mais simples. “Muitas pessoas não lêem os rótulos que indicam as medidas do produto e utilizam o metro para medir algo que já está indicado”, diz uma vendedora da empresa, citada pelo jornal espanhol.