Ikea passa a vender apenas pilhas recarregáveis para reduzir o “impacto ambiental negativo”

A Ikea deixou de comercializar as pilhas alcalinas ALKALISK desde o início de 2022 com o objetivo de cumprir os objetivos estabelecidos na sua estratégia de sustentabilidade e reduzir o “impacto ambiental negativo”.

A cadeia sueca anunciou que passará apenas a disponibilizar pilhas recarregáveis LADDA e respetivos carregadores, sendo um dos primeiros retalhistas no mundo a eliminar as pilhas alcalinas das suas lojas e gama de artigos de decoração para a casa.

“A decisão de eliminar as pilhas alcalinas da gama da IKEA está em linha com a nossa missão de contribuir para um melhor futuro do planeta, nomeadamente através da implementação de produtos e soluções circulares. Sabemos que há muitas pessoas que utilizam pilhas em vários aparelhos domésticos e todos podemos beneficiar se a utilização de pilhas recarregáveis para a nova realidade”, explica Ana Barbosa, Responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal.

A Ikea estima que se todos os clientes optassem por pilhas recarregáveis LADDA recarregando-as 50 vezes para a utilização em dispositivos de alto consumo, ocorreria uma redução global de resíduos de até 5.000 toneladas por ano.