Ikea investe 90 milhões de euros para baixar o preço de 1.300 produtos

A Ikea divulgou os resultados referentes ao ano fiscal de 2023, tendo alcançado um lucro recorde de 148 milhões de euros, um aumento de 68% em relação ao ano anterior em Espanha.

De acordo com a retalhista, este resultado deve-se em parte aos dividendos recebidos do negócio em Portugal e à abertura de novas lojas.

As vendas online representam 24% do volume de negócios, totalizando 465 milhões de euros, enquanto a categoria Alimentar duplicou num ano, atingindo 71 milhões de euros.

Além disso, o Grupo Ingka, responsável pela gestão da IKEA Retail em 31 mercados, procura tornar os produtos mais acessíveis, reinvestindo 85% do volume de negócios no próprio negócio e destinando 15% a projetos sociais. O volume de negócios do grupo aumentou 5,4% para 44,3 mil milhões de euros, com investimentos em serviços digitais, logística e 60 novos pontos de contato da IKEA.

A empresa também anunciou planos para reduzir os preços dos produtos em média 20%, alocando 90 milhões de euros para esse fim até abril, além de mais sete milhões em custos de transporte.

Essa redução de preços é possível graças à otimização da cadeia de abastecimento, utilizando parte dos lucros obtidos dessa eficiência, explicam.

“ A filosofia da nossa empresa é precisamente estar perto dos clientes respondendo às suas necessidades, queremos oferecer preços baixos e ainda mais na atual conjuntura económica, onde a casa assume grande importância porque as pessoas deixaram de fazer planos lá fora e fazem mais planos em casa, corroborados por ele ”, afirma Nurettin Acar, CSO da Ikea em Espanha

A Ikea possui atualmente 18 lojas, 33 Estúdios de Planificação e 60 pontos de entrega de mercadorias em Espanha, e 5 lojas – Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga –, e 12 Estúdios de Planificação em Portugal.

A Executive Digest contactou a Ikea Portugal para perceber se a baixa de preços se vai refletir no mercado nacional.

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