Ideias que mudam o mundo – Recygénie
Por: Fast Company
Quando um grupo de edifícios de apartamentos antigos dos anos 60 foi recentemente demolido nos arredores de Paris, os resíduos da demolição não foram deitados fora. Em vez disso, foram reutilizados em dois dos sete edifícios de um novo complexo habitacional com 220 unidades, em construção no mesmo local.
Denominados Recygénie, os edifícios são os primeiros a utilizar betão 100% reciclado. O material reciclado foi misturado com água reciclada e cimento feito de materiais que incluíam areia reciclada, subprodutos de papel e escórias de aço. Nunca tinha sido feito nada deste género. «Demorou um ano a convencer os nossos próprios especialistas em cimento a mudar para cimento 100% reciclado», diz Edelio Bermejo, que lidera a inovação e a I&D global na Holcim, a gigantesca empresa suíça de materiais de construção que desenvolveu o processo, chamado Ecocycle. A Seqens, uma empresa francesa de desenvolvimento de habitação social, estabeleceu uma parceria com a Holcim no novo projecto após tomar conhecimento da inovação.
Uma vez que os regulamentos franceses permitem apenas uma pequena percentagem de material reciclado em novos edifícios, a Holcim teve de provar às autoridades que não havia nenhuma diminuição da qualidade com a mudança para um produto totalmente reciclado. Em Dezembro passado, a super-estrutura de betão reciclado foi concluída, poupando cerca de seis mil toneladas de material novo. Os residentes começarão a mudar-se para os edifícios no Outono.
A Recygénie é a vencedora do prémio Ideias Que Mudam o Mundo da Fast Company na categoria de excelência geral. O processo não pode ser replicado em todo o lado, porque não há resíduos de demolição suficientes para satisfazer a procura de novas construções. Mas a empresa demonstrou ser possível aumentar a quantidade de material reciclado que os construtores usam regularmente. «O sector da construção é muito conservador», afirma Edelio Bermejo. «Sempre que se quer implementar algo novo, tem de ser gradualmente», acrescenta.