Iberdrola vai investir 27 mil milhões de euros para tornar 80% das redes de alta e média tensão em todo o mundo inteligentes até 2025

Tendo como objetivo contribuir para a descarbonização da economia, como parte da sua estratégia de transição energética, a Iberdrola compromete-se a digitalizar mais de 80% de suas redes de transmissão e distribuição até 2025.

Para concretizar este objetivo, a energética vai investir 27 mil milhões de euros no seu negócio de rede a nível global.

“O papel das redes elétricas na conexão e integração da geração renovável distribuída, mobilidade e ar condicionado no sistema é estratégico se queremos alcançar a eletrificação da economia”, disse Mario Ruíz-Tagle, CEO da Iberdrola Espanha, no seu discurso de encerramento na primeira edição da Innovation Week, em Bilbao.

O executivo sublinhou ainda a importância do investimento em I+D+i no caminho para transformar as redes numa infraestrutura inteligente, mais fiável e segura, permitindo um consumo mais económico e responsável. “Inovação e tecnologia, com o uso de dados e inteligência artificial como alavanca para agregar valor, são a única forma de continuar a avançar nesse caminho”, disse Ruíz-Tagle.

Nos últimos anos, a Iberdrola investiu mais de 100 milhões de euros anuais em projetos de inovação para continuar avançando na digitalização das redes elétricas, estas que serão um pilar fundamental do crescimento do grupo nos próximos anos. A empresa espera atingir uma base de ativos regulados de 56 mil milhões de euros em todo o mundo até 2025, o que representa um crescimento de 44% em comparação aos 39 mil milhões estimados para este ano.