Iberdrola fecha negócio de venda de gás de 5,4 mil milhões de euros

A Iberdrola anunciou o fecho de um acordo para vender mais de 8.400 MW de gás de ciclo combinado no México por 6 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros), reforçando a posição de principal geradora privada de energia renovável no país.

O acordo assinado entre a Iberdrola México e a Mexico Infrastructure Partners (MIP) confirma que o fundo liderado e administrado pela MIP vai adquirir 8.539 MW de capacidade instalada. Do total, 8.436 MW correspondem a gás de ciclo combinado e 103 MW a eólica.

O negócio inclui as unidades de produção de Monterrey I e II, Altamira III e IV, Altamira V, Escobedo, La Laguna, Tamazunchale I, Baja California, Topolobampo II e Topolobampo III, bem como o ativo eólico La Venta III .

As unidades de produção privadas de gás de ciclo combinado de Monterrey III e IV, Tamazunchale II e Enertek também estão incluídas no acordo.

Em comunicado, a Iberdrola explica que o valor acordado para a venda é de 6 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros), no entanto, esse pode sofrer alterações com base nos ajustes finais do acordo.

A transação está sujeita à concordância e assinatura de contratos definitivos pelas partes, bem como à obtenção das aprovações regulatórias necessárias e ao cumprimento de determinadas condições padrão.

A operação conta com o apoio financeiro do Fundo Nacional de Infraestrutura do México (Fonadin) e de outras entidades financeiras públicas associadas ao Governo do México.

Ler Mais