Iberdrola e Shell na lista de interessados para comprar a Meridian Energy. Operação avaliada em 650 milhões de euros
A Meridian Energy anunciou que vai mesmo avançar com a venda dos seus ativos na Austrália, com a Iberdrola e a Shell a fazerem parte da equação.
As gigantes do setor da energia participaram, a par da Enel, Engie e Telstra, na pequena lista de interessados na operação que deverá estar concluída antes do final deste ano, segundo o diretor financeiro Mike Roan, citado pelo ‘El Economista’.
De acordo com o CFO da Meridian, os investidores parecem particularmente interessados em entidades como a Meridian Australia por várias razões. “A política de poder cada vez mais fragmentada e intervencionista da Austrália nos níveis estatal e federal preocupa-nos”, disse, sublinhando que a empresa gosta das perspetivas de longo prazo da Austrália, pois também deve fazer a transição para as energias renováveis e o desafio é maior do que na Nova Zelândia.
A Meridian anunciou em maio deste ano a sua intenção de rever a sua presença no país, esperando receber ofertas importantes em dezembro.
A operação está avaliada em cerca de 650 milhões de euros e permitirá ao vencedor fortalecer a sua presença no país, sendo que, para a Iberdrola, a aquisição desta empresa significaria um salto na sua entrada na Austrália após a compra da Infigen.
A Meridian Energy Australia possui e opera quatro parques eólicos e três centrais hidráulicas.