Iberdrola e Indra são parceiras em projeto de transição energética de mais de 16 milhões de euros

A Indra e Iberdrola serão parceiras num projeto de pesquisa liderado pelo grupo de energia e financiado pelos fundos da UE de próxima geração, cujo objetivo é desenvolver tecnologias de Inteligência Artificial para acelerar a transição energética.

O projeto, que inclui um investimento total de mais de 16 milhões de euros, dos quais 12 milhões serão financiados com os fundos, prevê a criação de mais de 30 empregos nos próximos anos. Conforme explica a Minsait, unidade de negócios de transformação digital e tecnologias da informação da Indra, esta é a única proposta para o setor de energia aprovada pela Secretaria de Estado de Digitalização e Inteligência Artificial no âmbito do edital de “Missões de P&D&I em IA”.

Nesta parceria, a Minsait será responsável pelos três pacotes de trabalho relacionados à implementação de soluções avançadas de inteligência artificial nas áreas de geração, distribuição e consumo de energia elétrica: produção sustentável inteligente, smart grid e consumo inteligente. Além disso, contribuirá com a experiência e conhecimento para facilitar a integração da geração a partir de fontes renováveis nos mercados de energia.

O consórcio, liderado pela Iberdrola, conta ainda com a participação de nove startups: Ariadna, Balantia, Baobab, Barbara IoT, eProgram, Flexidao, Rated Power, Singlair e Stemy. Além disso, colabora com sete centros de pesquisa e universidades: Tecnalia, BCAM, Universidad Granada, Universidad Politécnica de Madrid, Universidad de Salamanca, Vicomtech e Instituto de Engenharia do Conhecimento.