Iberdrola e CAF disputam o comboio do futuro com a Repsol e Talgo
A Iberdrola e o grupo CAF já anunciaram a aliança para promover o uso de hidrogénio verde no setor ferroviário e transportes de passageiros, com a primeira proposta a estar concluída em julho.
Para Millán-Garcia Tola, Diretor Global de Hidrogénio da Iberdrola Verde, esta união reforça o “compromisso” da empresa com a descarbonização do transporte difícil de eletrificar. “Com a CAF queremos continuar a tornar realidade soluções que acelerem a transição para o transporte livre de emissões” e nessa aspeto ambas as empresas são complementares.
Atualmente, existem linhas ferroviárias com zonas de difícil eletrificação e, por agora, o grande objetivo desta aliança foca-se essencialmente na promoção de estratégias que permitam a substituição dos comboios atuais para aqueles que são considerados os do futuro sem grandes implicações. Passo-a-passo, passarão para projetos mais significativos e que implicam maior investimento.
Também a Repsol, grande concorrente da Iberdrola, anunciará em breve a criação de um consórcio de negócios para o desenvolvimento desta fonte de energia e inclui, entre outros, a Talgo, outro grande fabricante que tem feito do hidrogénio a sua grande bandeira tecnológica agora para comboios da nova geração.