Iberdrola aumenta investimentos para 7.000 milhões e reitera compromisso contra as alterações climáticas

A Iberdrola anunciou esta quarta-feira que aumentou os investimentos para 7.000 milhões de euros, uma subida de 6%, e que reduziu o lucro líquido em 10,2% para 2.408 milhões, afetado negativamente pelos altos preços da energia, novos impostos e menos extraordinários.

Numa nota enviada à comunicação social, a empresa explica que 77% dos investimentos feitos são destinados aos mercados internacionais, sendo que 90% do total – 7.036 milhões -, foram canalizados para o desenvolvimento de novos projetos renováveis, armazenamento e redes inteligentes.

Os investimentos em redes aumentam 27%, para 3.185 milhões de euros.

3.738 MW verdes instalados nos últimos doze meses e mais de 7.200 MW em construção. Por tecnologias, 1.128 MW instalados são eólicos; 1.519 MW fotovoltaicos; 880 MW hidroeléctricos e de bombagem; e 112 MW de baterias. 80% dos MW renováveis em construção localizam-se nos mercados internacionais; 2.600 MW deles no segmento eólico offshore

“Continuamos comprometidos com a nossa estratégia de sustentabilidade baseada na luta contra as alterações climáticas e com a criação de riqueza e emprego nas comunidades onde operamos e na defesa dos stakeholders”, explicou Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

Entre janeiro e setembro de 2021, a empresa alcançou um lucro operacional bruto (Ebitda) de 8.165 milhões de euros, uma subida de 10,7%, impulsionado pelos Estados Unidos e pelo Brasil, sendo que  87% do total proveio de redes e renováveis.

Contudo, a empresa destaca na mesma nota o impacto negativo do aumento dos preços da energia em Espanha e no Reino Unido, além das medidas regulatórias em Espanha.

O EBTIDA de redes subiu 11,5%, para 3.931,3 milhões de euros, resultante do forte desempenho operacional da atividade em todos os países onde o grupo opera e dos investimentos realizados e às taxas.

“Excluindo o impacto da COVID-19 e do câmbio, o Ebitda teria aumentado 14%. As renováveis aumentaram o seu Ebitda em 70,9% neste período, para 3.042,4 milhões de euros, em resposta ao aumento da produção, devido à maior capacidade instalada, proporcionada pelo plano de investimentos, e à melhoria do factor de carga. A área também inclui o impacto de taxas em Espanha”, refere a Iberdrola no comunicado emitido hoje.

Ler Mais





Comentários
Loading...