Ia colado ao carro da frente na autoestrada: condutor suíço condenado a multa milionária de mais de 100 mil euros

Na Suíça, não se brinca com o Código da Estrada: nem as multas, indexadas aos salários. E é por isso que um milionário foi obrigado a pagar uma multa colossal.

É do conhecimento geral que se deve manter a distância para o veículo da frente, para se manter tempo de reação suficiente em caso de imprevisto. Apesar disso, há muitos condutores que ‘adoram’ ir colados ao carro da frente – foi o caso deste automobilista suíça, que em março de 2023 foi mandado parar na autoestrada A1 em direção a Zurique, precisamente por não ter respeitado a distância suficiente para o carro da frente: e pelo erro, recebeu uma multa de seis dígitos.

Com efeito, pela violação do código da estrada de que foi acusado, o tribunal cantonal de Aargau condenou-o, no passado dia 4, a 50 dias de multa de 1.970 francos. Ou 98.500 francos. O equivalente atual a 105.551€!

Segundo relatou o site ‘Argoviatoday’, o BMW do condutor seguiu o veículo da frente na faixa de ultrapassagem, e durante mais de dois quilómetros, numa distância estimada entre 8 e 12 metros. E a uma velocidade entre 110 e 120 km/h. Para o tribunal, isto constituía um “grave perigo para a vida de terceiros”.

Na Suíça, convém recordar, o valor da multa é calculado em função da situação pessoal e económica do autor da infração no momento da sentença. Neste caso, o rendimento tributável desta pessoa singular é de 1,674 milhões de francos, ou quase 1,8 milhões de euros.