Hyundai Sonata estreia sistema Android Auto
A Hyundai será a primeira marca a integrar o Android Auto num dos seus veículos de produção. A marca sul-coreana vai lançar o novo sistema operativo da Google no novo Sonata destinado ao mercado norte-americano, possibilitando possibilidades ampliadas de conectividade no automóvel.
O Android Auto permite a sincronização com o smartphone, transmitindo alguns dos elementos do dispositivo móvel no ecrã táctil do veículo, além de permitir navegação através do Google Maps, acesso a mensagens SMS, e-mails e chamadas telefónicas. Este serviço dispõe ainda de diversas aplicações (tanto da Google como de outras entidades), podendo utilizá-las a partir de comandos por voz e físicos.
Como medida de segurança, o ecrã do smartphone fica ‘bloqueado’ quando em ligação com o Android Auto, impedindo assim que o condutor tenha a tentação de olhar para o seu dispositivo quando está a conduzir.
Os actuais utilizadores dos Sonata também poderão evoluir para o Android Auto, efectuando um upgrade aos sistemas dos seus veículos. Já os aparelhos portáteis terão de ter instalado a mais recente versão do sistema operativo (Android 5.0 Lollipop) e uma aplicação que faz de ‘ponte’ entre os dois meios. A ligação física entre o smartphone e o Sonata é feita através de um cabo micro USB.
“O Android Auto está alinhado com os principais fundamentais da Hyundai de segurança, intuição e simplicidade”, referiu Dave Zuchowski, presidente e CEO da Hyundai Motor America, acrescentando que, desta forma, “providenciamos a mais utilizadores uma experiência com a mais recente tecnologia”.
Outras vantagens do serviço passam pela sugestão de viagens e duração do percurso com base nos dados recolhidos anteriormente de outras viagens pelo condutor, além de integração com o calendário, possibilitando que o sistema relembre o condutor de compromissos marcados.