Hyundai quer ‘revolucionar’ estacionamento: ‘modo caranguejo’ deve chegar em 2025

Uma vez que o principal objetivo da tecnologia é facilitar a vida das pessoas, a Hyundai deu um passo em frente – ou, neste caso, para o lado, ao apresentar recentemente o novo sistema de estacionamento projetado pela marca sul-coreana conhecido como o ‘e-Corner System’, ou o ‘modo caranguejo’. O objetivo? Fazer desaparecer os problemas de estacionamento.

Milhões e milhões de pessoas conduzem todos os dias e provavelmente concordariam que o estacionamento é um dos aspetos mais complicados num carro, normalmente feita com todo o cuidado. Há marcas que já dispõem de tecnologia capaz de estacionar de forma autónoma sem que o condutor tenha de tocar no volante mas a Hyundai apresentou mais uma alternativa.

O ‘e-Corner System’ simula os movimentos de um crustáceo – a tecnologia foi apresentada durante a última CES (‘Consumer Electronics Show’) em Las Vegas, nos Estados Unidos e baseia-se na condução lateral para estacionar.

Assim, o sistema permite virar as rodas para o lado para que se possa estacionar de lado e é possível graças ao facto de cada uma das quatro rodas estar equipada com um motor elétrico que permite virar em ângulos até 45 graus, sendo que cada um deles pode torcer de forma independente.

Este sistema de rodas é removível para que possa ser instalado em outros carros, desde que sejam elétricos, sem a necessidade de usar ou comprar qualquer tipo de adaptador ou extensão para os mesmos.

Apesar de a Hyundai ter utilizado o modelo IONIQ 5 para mostrar esta tecnologia, a verdade é que ainda está longe de poder entrar no mercado – a marca sul-coreana explicou que não pretende lançá-lo até 2025.

Ler Mais