Hyundai e Apple juntam-se para fazer nascer um novo carro elétrico? Ações da sul coreana já dispararam

As ações da Hyundai Motor subiram 19% depois de a fabricante sul-coreana ter confirmado que está em negociações iniciais com a Apple sobre o potencial de trabalhar em parceria para desenvolver um carro elétrico.

“Sabemos que a Apple está em conversações com várias fabricantes globais, incluindo a Hyundai Motor. Como a discussão está no seu estágio inicial, nada foi decidido ainda”, disse um representante da Hyundai Motor à ‘CNBC’.

A declaração seguiu-se à revelação, feita pelo ‘Korea Economic Daily’, de que a Apple está a apontar para a união entre ambas e a Hyundai Motor estará já a analisar os termos da ‘join venture’, acrescentando ainda que tanto a produção de veículos elétricos quanto o desenvolvimento de baterias foram incluídos na proposta e que o carro poderá ser lançado em 2027.

 

A Hyundai já veio fazer uma declaração atualizada mas evitando mencionar a Apple que ainda não comentou este processo.  “Temos recebido pedidos de cooperação de diversas empresas em relação ao desenvolvimento de veículos elétricos de condução autónoma, mas não foi tomada nenhuma decisão, pois as discussões estão em estágio inicial”, lê-se na nota, citada pela ‘CNBC’.

Os mercados já reagiram a este cenário e as ações da Hyundai Motor e das suas filiais dispararam na Coreia do Sul. A Hyundai Motor subiu 19,42%, Hyundai Wia adicionou 21,33%, Hyundai Mobis subiu 18,06% e Hyundai Glovis cresceu 0,75%. As ações da Kia Motors, afiliada da Hyundai, que é a segunda maior fabricante de automóveis da Coreia do Sul, subiram 8,41%.

Importa recordar que há muito que a Apple pretende avançar nestes meandros mas ainda não se passou das especulações para a materialização. Citando fontes próximas da gigante tecnológica, a Reuters informou no mês passado que a Apple estava a avançar com a sua tecnologia para carros autónomos e que tem como objetivo produzir um veículo de passageiros até 2024 que pudesse incluir sua própria tecnologia de bateria.

 

Embora o negócio atual da Apple seja baseado na venda de computadores, telefones e acessórios premium, os carros são um setor diferente da força tradicional da Apple. Enquanto alguns analistas de Wall Street veem o setor automotivo como um novo mercado para o crescimento da Apple, outros dizem que a realidade de fazer um carro com a marca Apple pode significar investimentos pesados ​​para margens baixas.

Ler Mais