Hungria mostra abertura para negociar pacote de ajuda da UE à Ucrânia

A Hungria sinalizou, esta segunda-feira, que está pronta para um acordo que permita que o pacote de ajuda proposto pela União Europeia para a Ucrânia seja financiado pelo orçamento do bloco. Recorde-se que o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, tem criticado veementemente o apoio financeiro da UE a Kiev, enquanto mantém laços estreitos com o Kremlin.

Orbán já havia bloqueado uma revisão do orçamento da UE que incluía a assistência à Ucrânia, o que levou os líderes europeus a manter uma cimeira de emergência, agendada para esta quinta-feira.

No entanto, Budapeste mostrou-se disponível para um acordo: de acordo com o diretor político de Orbán, a Hungria está aberta a utilizar o orçamento europeu para um pacote de ajuda que 50 mil milhões de euros à Ucrânia, o que representa uma grande mudança na posição que a Hungria tinha manifestado há umas semanas. Balazs Orban, o principal assessor político do primeiro-ministro, confirmou, na rede social ‘X’, que Budapeste enviou uma proposta a Bruxelas no passado sábado, mostrando-se disposto a usar o orçamento europeu e também a emitir dívida comum da UE para o financiar, se forem adicionadas algumas “ressalvas”.

Caso a Hungria não concordasse com o pacote de ajuda original, os líderes da UE propuseram uma solução alternativa que envolvia um acordo entre 26 membros e a Ucrânia, que também negaria a Budapeste o acesso a fundos vinculados da UE, como os relativos à migração.

Ler Mais





Comentários
Loading...