Hungria aprova adesão da Suécia à NATO

O parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, a adesão da Suécia à NATO, pondo fim a meses de negociações, adianta a agência Reuters.

O primeiro-ministro sueco já reagiu: “Hoje é um dia histórico. Os parlamentos de todos os países membros da NATO votaram agora a favor da adesão da Suécia à NATO. A Suécia está pronta para assumir a sua responsabilidade pela segurança euro-atlântica”, disse Kristersson, citado pela Reuters.

A aprovação da entrada da Suécia na NATO estava pendente da decisão da Hungria, depois do “sim” dado pela Turquia há um mês.

A Hungria é o último dos 31 membros da Aliança a aprovar a entrada da Suécia, num processo que começou há quase dois anos e que até agora era bloqueado por estes dois países.

A ratificação pelo Parlamento húngaro, onde o Fidesz de Orbán tem uma maioria de dois terços, foi adiada várias vezes, tendo os deputados deste partido justificado o atraso, por exemplo, com as críticas “injustas” da Suécia sobre a política e a deriva democrática na Hungria, também denunciada pela União Europeia.

A Suécia pediu para aderir à NATO em maio de 2022, ao mesmo tempo que a Finlândia, numa mudança histórica da sua política de segurança provocada pela invasão da Rússia na Ucrânia.

Ler Mais