HT Aero apresenta carro voador que poderá ser conduzido nas estradas
A HT Aero, afiliada da fabricante chinesa de veículos elétricos Xpeng, deu a conhecer um novo carro voador que também poderá ser conduzido nas estradas, segundo a ‘CNBC’. O lançamento do novo modelo deverá acontecer em 2024, de acordo com a empresa.
O veículo da HT Aero terá um design leve e um rotor dobrável, o que permitirá que o carro seja conduzido nas estradas e voe assim que os rotores forem expandidos. O veículo terá uma série de recursos de segurança, incluindo pára-quedas, revelou a empresa.
A HT Aero é apoiado pela Xpeng e pelo seu fundador He Xiaopeng. Na semana passada, a empresa arrecadou 430,56 milhões de euros (500 milhões de dólares) de uma série de investidores externos, entre empresas de capital de risco de alto perfil.
Os chamados VTOL (veículos elétricos com descolagem vertical) têm atraído interesse de fabricantes e startups nos últimos tempos.
No entanto, ainda existe uma série de desafios para que esses veículos sejam regularmente usados, como questões de regulamentação e segurança.
O novo veículo terrestre e aéreo da HT Aero foi apresentado durante o Tech Day de Xpeng, onde a empresa também apresentou a versão mais recente do seu sistema avançado de assistência ao condutor, o chamado Xpilot 4.0.
O carro ainda não está disponível comercialmente e o design final ainda poderá sofrer algumas alterações, segundo a empresa.