“Houve uma pequena confusão”: Guterres lê discurso errado na Cop27

Despois de um discurso de abertura que deu muito que falar, no qual referiu que estamos “numa autoestrada para o Inferno climático com o pé no acelerador”, António Guterres volta a ser tema na cimeira do clima Cop27 devido à sua intervenção. Esta quarta-feira, por motivos diferentes: é que o secretário-geral da ONU começou a ler o discurso errado perante a plateia.

Prontamente, António Guterres riu-se devido ao engano, pediu desculpas e continuou a fazer o discurso, desta vez o certo.

Numa declaração no plenário principal em Sharm el-Sheik, no Egito, em que deveria introduzir a sessão sobre emissões de carbono com a participação de Al Gore, Guterres começou a discursar: “O mundo está a perder a corrida contra a crise climática, mas eu tenho esperança por causa de vocês. Vocês têm sido imparáveis em responsabilizarem os decisores políticos”.

Nesta altura, Guterres mostra-se confuso, percebe que está a ler o discurso errado e folheia os papéis que tem à sua frente, no púlpito.

O secretário-geral da ONU dá uma pequena gargalhada e declara: “Acho que me deram o discurso errado”, e toda a assembleia aplaude, divertida com o momento. Um assistente trouxe depois o documento correto.

Guterres explicou que que, acidentalmente, tinha lido o discurso destinado a um grupo de jovens com o qual ia falar depois da sessão.

“Houve uma pequena confusão, peço desculpa”, terminou Guterres, antes de continuara a ler o discurso correto.

Ler Mais