Hotéis e tecnológicas unem forças para mitigar escassez de mão-de-obra no setor
As “Hospitality Talks”, uma iniciativa conjunta da HiJiffy, RM hub, Climber RMS e OTA Insight, vão juntar, nos dias 11 e 13 de outubro, em Lisboa e Porto, respetivamente, hoteleiros e especialistas em tecnologia por um objetivo comum: discutir formas de mitigar o atual desafio da falta de pessoal no setor.
As conclusões retiradas do evento vão depois integrar um plano estratégico posteriormente disponibilizado aos diferentes stakeholders – desde players da indústria até decisores políticos – com o intuito de catalisar um compromisso conjunto no sentido de converter Portugal num exemplo de sucesso a nível a europeu.
Este encontro acontece depois de o World Travel & Tourism Council (WTTC) e a European Travel Commission (ETC) terem alertado para o facto de a recuperação no setor do turismo, particularmente da hotelaria, poderem vir ser postas em causa, tendo em conta que existem 1,2 milhões de vagas por preencher na União Europeia, pedindo ações urgentes para resolver esta “situação crítica”.
Entre as seis medidas que as entidades identificaram para solucionar o problema urgente está a adoção de “soluções tecnológicas e digitais inovadoras para melhorar as operações diária”, daí a junção destes dois setores nas “Hospitality Talks”.
“É fundamental esclarecer que a adoção de soluções tecnológicas não visa eliminar a componente humana, muito pelo contrário. O objetivo passa antes por automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, maximizando a eficiência de processos”, sublinha Tiago Araújo, CEO da HiJiffy.
A mesma mensagem é reforçada pelo CEO da RM Hub, Rudi Azevedo, que explica que “a tecnologia permite que as empresas possam inclusive ter acesso soluções como aquelas que a RM Hub disponibiliza, canalizando os seus esforços para as áreas operacionais, podendo desta forma direcionar o seu esforço para melhorar a experiência do cliente externo e interno”.
A organização dá conta de que os interessados em fazer parte do evento podem fazê-lo de forma gratuita, para a edição de Lisboa, através deste link e para a edição do Porto através deste link.