Hora do Planeta bate recordes: alcançadas quase 1,5 milhões de horas doadas ao ambiente

A Hora do Planeta teve, de acordo com a organização do evento, a ‘World Wide Fund for Nature (WWF)’, resultados “excelentes”, tendo sido alcançada a ‘Maior Hora de sempre pelo Planeta’: quase 1 milhão e 500 mil horas doadas ao ambiente em todo o mundo, mais de 41 mil em Portugal, de acordo com o registo online do Banco de Horas da ONG.

O evento, que se realizou no passado sábado em 180 países e territórios, incluindo Portugal, materializou-se no icónico desligar de luzes em monumentos e em edifícios públicos e privados — como é o caso do Castelo de S. Jorge e da Torre Eiffel — e também na realização individual ou coletiva de inúmeras ações sustentáveis, sobretudo relacionadas com: fitness, artes, alimentação e entretenimento educativo.

A festa oficial da Hora do Planeta — um arraial em Lisboa — contou, em apenas cinco horas, com cerca de 1.000 visitantes e ainda com apagão simbólico de interruptor gigante, um momento protagonizado pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Neste dia, o secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, voltou a destacar o importante papel da Hora do Planeta perante uma necessidade de mudança urgente a nível ambiental, pois o clima está, como referiu, “a colapsar”.

A atriz Kate Walsh e o ex-futebolista Roger Milla foram dois dos inúmeros rostos conhecidos que também se juntaram a este movimento que, em 2025, vai regressar, em todo o mundo, no sábado dia 22 de março.