Homem mais rico da China corre o risco de perder o trono depois de ver desaparecer 12 mil milhões de euros

Zhong Shanshan, o homem mais rico da China e presidente da Nongfu Spring Co., está prestes a perder a sua posição de liderança, que manteve por quase três anos, como a pessoa mais rica do país.

A sua fortuna sofreu uma queda significativa, perdendo 13 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros) até agora em 2024, conforme registrado pelo Bloomberg Billionaires Index. Atualmente, sua riqueza é de 54,8 mil milhões de dólares (50 mil milhões de euros), ligeiramente acima dos 47,3 mil milhões de dólares (43 mil milhões de euros) de Colin Huang, fundador da PDD Holdings Inc.

Esta mudança reflete as dificuldades enfrentadas pelas empresas no complexo mercado consumidor chinês, onde a desaceleração económica e a concorrência crescente de marcas emergentes criam desafios adicionais.

A Nongfu Spring, sediada em Hangzhou e listada na bolsa de Hong Kong, foi especialmente afetada por uma guerra de preços no mercado de água engarrafada e pelo crescente nacionalismo e preocupações de saúde entre os consumidores chineses. Desde fevereiro, as ações da Nongfu caíram quase 20%, enquanto as da PDD subiram cerca de 6%.

Ada Li, analista de consumo da Bloomberg Intelligence, comentou que os problemas recentes da Nongfu incluem questões de qualidade do produto, maior concorrência e um boicote devido a preocupações com práticas comerciais.

Apesar de a Nongfu ter reportado lucros no ano passado, impulsionados pelas vendas de chás prontos para beber, a receita proveniente de água engarrafada caiu para 47,5% em comparação com 54,9% em 2022, indicando a intensificação da concorrência no setor.

Recentemente, o Conselho do Consumidor de Hong Kong apontou que a água da Nongfu continha níveis máximos de bromato, o que gerou preocupações de saúde e uma queda de 7,3% nas ações da empresa.

Ler Mais