Hoje é Dia Internacional da Igualdade Feminina. Celebração começou nos EUA devido ao direito de voto

Este sábado, dia 26 de agosto, assinala-se o Dia Internacional da Igualdade Feminina, data que assinala as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre géneros, e que pretende alertar para a necessidade de rapazes e raparigas terem acesso às mesmas oportunidades.

Foi a 26 de agosto de 1973 que o Congresso dos Estados Unidos da América definiu esta data como sendo a da Igualdade Feminina, em homenagem à aprovação da emenda que concedeu o poder de voto às mulheres, 53 anos antes.

Foi a 26 de agosto de 1920 que foi adotada a XIX emenda à Constituição dos EUA, que estabelece que é proibido que os Estados ou Governo federam neguem o direito de voto a cidadãos com base no sexo dos mesmos. Foi celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina pela primeira vez, nos EUA, em 1971, mas só foi formalmente designado pelo Congresso norte-americano dois anos depois, e  oficialmente instituído.

A efeméride é também comemorada neste dia em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de agosto de 1789, em França.

Desde que se começou a celebrar nos EUA, todos os presidentes norte-americano, à exceção de Richard Nixon, emitiram uma proclamação neste dia a designá-lo como Dia Internacional da Igualdade Feminina.