Hoje é dia de ‘Lua de Neve’, a mais pequena deste ano. Saiba do que se trata

A lua cheia de fevereiro, a segunda de 2024, está prestes a iluminar o céu num espetáculo de cor e luz neste fim de semana. No entanto, não espere ver um enorme círculo no céu ao entardecer.

Devido à mecânica orbital, a “Lua da Neve” será a menor do ano, surgindo durante o crepúsculo no sábado (24 de fevereiro).

Ao contrário de uma superlua, esta Lua da Neve atingirá o seu ápice quando a órbita do nosso satélite natural estiver próxima do seu ponto mais distante da Terra, na sua órbita mensal ligeiramente elíptica.

Apesar do seu tamanho reduzido, a Lua da Neve, também conhecida como Lua da Fome, Lua da Tempestade, Lua do Lobo e Lua das Velas, segundo a NASA, promete oferecer um espetáculo deslumbrante. A sua aparição marcará o início do Festival das Lanternas, também chamado de Shang Yuan ou Yuan Xiao Jie, que faz parte das celebrações do Ano Novo Chinês.

Embora tecnicamente atinja o seu ponto máximo durante o dia em Portugal – às 12h30, hora de lisboa -, o melhor momento para a observar será quando a lua voltar a surgir, mais tarde nesse dia.

Como ver?
Procure a Lua da Neve a surgir no leste logo após o pôr do sol no sábado, altura em que irá brilhar com um tom de laranja profundo devido à atmosfera terrestre. Para uma vista privilegiada, encontre um local elevado virado a leste, com um horizonte desimpedido. Embora os olhos desarmados sejam ideais para observar o nascer de uma lua cheia, binóculos permitirão que veja crateras e outras características da superfície lunar. A lua também aparecerá brilhante e cheia no domingo.

Após a “Lua da Neve”, a próxima lua cheia será a “Lua do Verme” em 25 de março, que entrará na sombra da Terra e causará um leve eclipse lunar penumbral.

Ler Mais