Hoje é dia da 24.ª reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia. Zelensky deverá estar na Alemanha para pedir mais armas aos aliados

A 24.ª reunião do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, também conhecido como formato Ramstein, decorre hoje na base aérea americana de Ramstein, na Alemanha. Este encontro reúne ministros da Defesa dos países aliados da Ucrânia e é organizado pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, marcará presença na reunião com o objetivo de solicitar pessoalmente novos suprimentos de armas aos parceiros ocidentais, numa tentativa de intensificar a luta contra a Rússia. A visita de Zelensky ao encontro sublinha a gravidade da situação em que se encontra a Ucrânia.

De acordo com fontes citadas pelos jornais European Pravda e Spiegel, Zelensky pretende requisitar especificamente mísseis de longo alcance e sistemas adicionais de defesa aérea para fortalecer as capacidades de combate da sua força militar. A presença do líder ucraniano na base aérea de Ramstein é considerada pouco comum, uma vez que desde o início da guerra a grande escala em 2022, os ministros têm-se reunido regularmente neste formato para discutir esforços conjuntos de apoio a Kiev.

O Ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umierov, tem estado em reuniões com os principais aliados de Kiev nos últimos dias. Esta noite, Umierov encontrará o Ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, em Berlim, para discutir a possibilidade de a Alemanha fornecer pacotes adicionais de armas nos próximos meses, apesar das restrições orçamentárias.

A visita de Umierov a Washington anteriormente também focou na expansão do sistema de defesa aérea da Ucrânia. A administração Biden destacou a importância de continuar a fornecer equipamentos críticos para a defesa de Kiev contra a agressão russa. Lloyd Austin, Secretário de Defesa dos EUA, condenou recentemente os ataques russos a alvos civis na Ucrânia e reafirmou o compromisso dos EUA e seus parceiros em apoiar a Ucrânia com o equipamento necessário.

O Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia, que inclui ministros da Defesa e chefes de defesa de mais de 50 países, coordena as ações para fornecer os recursos essenciais à Ucrânia para a defesa do seu território soberano. A última reunião do formato Ramstein ocorreu a 13 de junho e concentrou-se em reforçar a defesa aérea da Ucrânia.

Hoje, o encontro na base de Ramstein assume uma importância adicional, não apenas pelos pedidos de Zelensky, mas também pelo potencial de mudança na dinâmica política do apoio internacional à Ucrânia.

Ler Mais