Hezbollah dispara mais de 200 projéteis contra Israel em resposta à morte de um dos seus comandantes

O Hezbollah afirmou, esta quinta-feira, ter lançado mais de 200 projéteis contra território israelita a partir do Líbano, numa segunda vaga de ataques em resposta à morte de um dos seus comandantes num bombardeamento israelita perto da cidade de Tiro.

O grupo miliciano xiita sublinhou que lançou “mais de 200 projéteis de vários tipos” contra “várias bases militares inimigas” no norte de Israel, refere a rede de televisão libanesa ‘Al Manar’: não há para já informações sobre vítimas.

Em comunicado, o Hezbollah destaca que a medida envolve “aumentar as operações na frente sul”, destacando que os alvos têm sido várias bases localizadas em Israel, incluindo uma nas Colinas de Golã, ocupada pelas forças israelitas e anexada em 1981, que não foi reconhecida internacionalmente.

O grupo libanês indica anda que os ataques “foram realizados em apoio ao firme povo palestiniano e à sua corajosa e honrada resistência” e “em resposta aos ataques do inimigo israelita contra as cidades do sul do Líbano”.

Por sua vez, o exército israelita confirmou “a infiltração de dispositivos hostis” e “o lançamento de mísseis e foguetes” do Líbano: destacou também que vários foram intercetados, embora outros tenham atingido o norte do país, causando vários incêndios.

De acordo com um porta-voz do serviço de ambulância ‘Magen David Adom’ (Estrela de David Vermelha), pelo menos duas mulheres ficaram levemente feridas quando procuravam chegar a um abrigo.

Recorde-se que o Hezbollah já disparou quase uma centena de projéteis Katyusha durante a tarde desta quarta-feira em resposta à morte de Muhammad Nima Naser, um dos comandantes do grupo miliciano durante uma ataque realizado por um drone israelita.

Ler Mais