Harris mantém vantagem estável de 45%-42% sobre Trump, revela sondagem

A vice-presidente Kamala Harris manteve uma vantagem marginal de 3 pontos percentuais sobre Donald Trump – 45% a 42% -, segundo indicou esta segunda-feira uma nova sondagem ‘Reuters/Ipsos’. Embora a diferença se tenha mantido face à sondagem de há uma semana, o novo resultado dá um sinal de que os eleitores – especialmente os democratas – parecem estar mais entusiasmados sobre as eleições de 5 de novembro do que estavam em novembro de 2020, quando Joe Biden venceu nas urnas Trump.

Cerca de 78% dos eleitores registados na sondagem de três dias – incluindo 86% dos democratas e 81% dos republicanos – disseram estar “completamente certos” de que votariam nas eleições presidenciais. A proporção de inquiridos com certeza de voto aumentou em relação aos 74% de uma sondagem Reuters/Ipsos realizada entre 23 e 27 de outubro de 2020, quando 74% dos democratas e 79% dos republicanos disseram que certamente votariam. A sondagem teve uma margem de erro de cerca de 4 pontos percentuais.

Recorde-se que Kamala Harris entrou na corrida em julho último, depois de Biden ter terminado o seu esforço de reeleição após um fraco desempenho no debate contra Trump em junho. Na altura, Trump era amplamente visto como o favorito, em parte com base na sua perceção de força na economia após vários anos de inflação elevada sob a administração Biden.

No entanto, Harris parece estar a ganhar força junto dos eleitores que a escolheram como a melhor candidata para a política de saúde e para lidar com o extremismo político, embora os eleitores também classifiquem a economia dos EUA como a questão principal nas eleições
.
Harris liderou Trump por 5 pontos – 43% a 38% – quando os eleitores foram convidados a escolher quem era melhor para lidar com o extremismo político e as ameaças à democracia. A candidata democrata liderou-o por 14 pontos na política de saúde. Em ambas as questões, a vantagem de Harris sobre Trump manteve-se praticamente inalterada em relação à sondagem ‘Reuters/Ipsos’ realizada entre 20 e 23 de setembro.

A última sondagem ‘Reuters/Ipsos’ inquiriu 938 adultos norte-americanos online, em todo o país, incluindo 807 eleitores registados. Entre estes, 769 foram considerados os mais prováveis ​​de comparecer no dia das eleições. Entre estes prováveis ​​eleitores, Harris tinha uma vantagem de 3 pontos percentuais sobre Trump, 47% a 44%.




Comentários
Loading...