Hamas diz que aceita proposta de cessar-fogo apresentada pelo Egito e Qatar

O Hamas indicou, esta segunda-feira, que aceitou uma proposta de cessar-fogo em Gaza apresentada pelo Egito e pelo Qatar, revelou a agência ‘Reuters’. De acordo com o grupo islâmico, em comunicado, o seu chefe, Ismail Haniyeh, informou o primeiro-ministro do Qatar e o chefe dos serviços secretos do Egito da sua aceitação da proposta.

Não foram divulgados pormenores imediatos sobre o conteúdo do acordo, avançou a ‘Reuters’.

Recorde-se que o líder do Hamas indicou, no passado domingo, que o grupo está interessado em alcançar um cessar-fogo abrangente que acabe com a “agressão israelita”, garanta a retirada das tropas de Israel e chegue a um sério acordo de troca de reféns.

Num comunicado citado pela agência Reuters, Haniyeh culpou ainda o primeiro-ministro israelita por continuar a agressão, pela “expansão do círculo do conflito” e ainda por “sabotar” os esforços dos mediadores.

Já o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, voltou a rejeitar as exigências do Hamas para o fim da guerra em Gaza em troca da libertação de reféns. Netanyahu afirmou que aceitar esse acordo, iria manter o grupo no poder e isso representaria uma ameaça para Israel.