Hamas denuncia morte de 18 palestinianos em Gaza, incluindo 12 que se afogaram para apanhar ajuda humanitária que cai no mar

As autoridades da Faixa de Gaza, lideradas pelo Hamas, confirmaram esta terça-feira a morte de 18 palestinianos que procuravam garantir a ajuda humanitária lançada no enclave, incluindo 12 que se afogaram quando tentavam recuperar a que havia caído ao mar.

De acordo com as autoridades de Gaza, “durante as últimas horas, 18 civis palestinianos foram martirizados devido ao lançamento incorreto de ajuda lançada de aviões, incluindo 12 civis afogados no mar ao largo da costa norte de Gaza”. Houve ainda outras 6 pessoas que morreram “devido a tumultos” entre as multidões que tentavam obter ajuda.

“Estavam a tentar obter ajuda face à fome existente. As operações de envio de ajuda humanitária a partir de aviões tornaram-se um perigo real para a vida dos cidadãos famintos”, precisou o Hamas.

“Advertimos todos os países envolvidos nas quedas para o perigo dos seus procedimentos incorretos, uma vez que parte é lançada no mar, outra parte cai nos territórios palestinianos ocupados e parte é lançada em áreas perigosas”, acusou o grupo islâmico, salientando que estes envios “são ofensivos, errados, inadequados e inúteis”.

“Pedimos a abertura imediata e rápida das passagens terrestre para entregar ajuda humanitária ao povo palestiniano que há seis meses sofre de fome e de uma enorme escassez de alimentos”, frisaram.

“Exigimos que todos deixam de lado as condenações, as denúncias e o silêncio e desempenhem um papel prático para travar a política da fome, abrindo imediatamente as passagens terrestres e travando o massacre de civis, crianças e mulheres”, sublinharam as autoridades de Gaza.

Ler Mais