Hamas confirma ter em seu poder 150 reféns israelitas

O Hamas revelou, esta quinta-feira, ter 150 reféns. Há ainda mais 30 reféns que estão sob poder da Jihad Islâmica em casas privadas, avançou a ‘SIC Notícias’.

O porta-voz das FDI (Forças de Defesa de Israel), o contra-almirante Daniel Hagari, salientou que os militares notificaram até agora as famílias sobre 81 reféns detidos pelo Hamas na Faixa de Gaza. “Estamos cientes da incerteza, mas há uma tensão entre confiabilidade e velocidade e é necessário entender o que está a acontecer no terreno”, referiu.

Os grupos terroristas tinham afirmado manter 130 reféns, um número aquém do estimado pelas forças israelitas, que calcularam estar pelo menos 200 detidos na Faixa de Gaza.

Israel prometeu que Gaza será privada de água e eletricidade até que todos os reféns feitos pelo Hamas sejam libertados. Israel Katz, ministro da Energia israelita, garantiu: “Nem um único interruptor de eletricidade será ligado, nem uma única torneira será aberta e nem um único camião de combustível entrará até que os reféns israelitas regressem a casa.”

O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, anunciou igualmente novas restrições aos terroristas presos nas prisões israelitas, com o objetivo de piorar as suas condições de vida à luz do conflito. Aprovadas pelo procurador-geral Gali Baharav-Miara, as restrições “tornarão o espaço dos prisioneiros mais lotado”. O responsável garantiu que os condenados vão dormir em colchões, o que permitirá às prisões absorver novos presos.