Hacker tenta envenenar água de cidade da Florida
Um hacker teve acesso ao sistema de água de uma cidade na Florida, nos Estados Unidos, e tentou injetar uma quantidade “perigosa” de um produto químico, de forma a envenenar o abastecimento de água, segundo relata a BBC.
O pirata informático aumentou, por momentos, a quantidade de hidróxido de sódio (lixívia) no sistema de tratamento de água na cidade de Oldsmar, mas um trabalhador viu-o e reverteu a ação.
A lixívia é utilizada em pequenas quantidades para controlar a acidez, mas uma grande quantidade poderia ter causado grandes problemas na água.
O Presidente da Câmara de Oldsmar reagiu ao incidente, denunciando a tentativa de envenenamento. Ainda não foram feitas detenções e não se sabe se o hack foi feito dentro ou fora dos Estados Unidos.
Um computador que controla o sistema de tratamento de água de Oldsmar foi acedido remotamente, na sexta-feira, e foi feita outra tentativa no início da tarde. Desta vez, o hacker teve acesso ao software de tratamento e aumentou o teor de hidróxido de sódio de 100 partes por milhão (ppm) para 11.100 ppm. No entanto, o operador reduziu imediatamente o nível para o normal.
O hidróxido de sódio é o principal ingrediente dos produtos de limpeza de esgotos líquidos. É muito corrosivo e pode causar irritação na pele e nos olhos, juntamente com a perda temporária de cabelo. A sua ingestão pode causar danos na boca, garganta e estômago e induzir vómitos, náuseas e diarreia.
“Eu não sou químico. Mas posso dizer-vos que se puserem essa quantidade dessa substância na água potável, não é uma coisa boa”, disse o Xerife do Condado de Pinellas. “Em momento algum houve um efeito adverso significativo na água a ser tratada. É importante notar que o público nunca esteve em perigo”, acrescentou, citado pela BBC.
A fábrica Oldsmar fornece água às empresas e a cerca de 15.000 residentes. Na sequência do hack, o programa de acesso remoto ao sistema de água foi temporariamente desativado.