Há uma nova moeda portuguesa para colecionadores. “Aristides de Sousa Mendes” entra em circulação a 15 de julho
O Banco de Portugal vai colocar em circulação, no dia 15 de julho, uma nova moeda de coleção, alusiva ao português Aristides de Sousa Mendes. A nova moeda, em liga de cuproníquel, terá o valor facial de cinco euros e poderá ser comprada por intermédio das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal (BdP).
Designada “Aristides de Sousa Mendes – Nunca Esquecer”, a moeda de de coleção (apenas com acabamento normal) terá 25 mil exemplares para venda e terá apenas “poder liberatório em Portugal”, como informou o BdP.
Na parte da frente da moeda, em todo o campo central, consta um “V”, cuja parte superior tem a legenda “Humanidade/Igualdade/Dignidade/Esperança/Liberdade”, abaixo “Nunca Esquecer”, à esquerda o valor facial e as legendas “Casa da Moeda” e “Portugal” e à direita o escudo nacional, a indicação do autor e a legenda “2021”.
No reverso, e em grande plano, é visível a reprodução do retrato do diplomata português, com a inscrição “Aristides de Sousa Mendes/1885-1954/Um justo entre as nações”.
O Banco de Portugal informa também que a moeda estará à venda exclusivamente nos seus balcões de tesouraria e que não efetua reservas de moeda, nem as remete pelo correio.
“Aristides de Sousa Mendes” sucede à moeda “Cavalo-marinho”, lançada a 16 de junho, com o mesmo valor facial de cinco euros, integrada na série sobre as “Espécies de Animais Ameaçados”.
Qual a diferença entre as moedas de coleção e destinadas à circulação?
Segundo o BdP, as moedas de coleção têm caraterísticas distintas das moedas destinadas à circulação. Em Portugal, estas caraterísticas são publicadas em Diário da República.
O valor facial das moedas de coleção não poderá coincidir com o das moedas correntes, embora possa coincidir com o valor facial das notas de euro.
Uma vez que podem apresentar diferentes tipos de acabamento e ser produzidas com recurso a metais nobres, as moedas de coleção podem ser vendidas pelo valor facial ou por um valor superior ao valor facial.
Além disso, o curso legal das moedas de coleção está limitado ao país da área do euro que as emitiu.