Há um país onde os carros têm todos a mesma cor… e por razões quase inexplicáveis
O mercado de veículos, tanto novos como usados, não é igual em todo o mundo: há locais – e determinados países – onde alguns modelos são preferidos a outros, países onde se aplicam restrições ou regiões onde determinadas marcas automóveis não são vendidas.
No entanto, há um caso em particular que causa surpresa: se por acaso vivesse no Turquemenistão, poderia escolher a marca ou modelo que preferisse… desde que seja um carro branco. Qualquer outra cor no veículo e sujeita-se a que as autoridades o retirem de circulação.
A capital do Turquemenistão, Ashgabat, ocupa uma posição no ‘Livro dos Recordes do Guinness’ por ser a cidade do mundo com maior densidade de edifícios revestidos a mármore – esse facto é bem notado por vários ‘influencers’ de viagens, que salientam que até o aeroporto é forrado neste material.
Só carros brancos a circular nas estradas de Ashgabat não é novidade: em 2015, os britânicos da ‘BBC’ informaram que quem quisesse comprar um carro no país deveria encomendá-lo nessa cor, lembrou o jornal espanhol ‘El País’. No entanto, as autoridades começaram a reprimir todas as outras cores automóveis, ao retirá-los da rua: quando os proprietários iram buscá-los, eram obrigados a assinar um documento no qual concordavam em mudar a cor da carroceria do veículo.
Na verdade, a decisão repressiva do Governo local obrigou muitos proprietários a procurar compradores para os seus carros pretos em países próximos do Turquemenistão, uma vez que não conseguiam suportar o custo da repintura do veículo – de qualquer forma, face à avalanche de motoristas que pretendiam mudar a cor da carroceria, os preços nas oficinas subiram.
Mas o que justifica a obrigação de apenas carros brancos podem circular em Ashgabat? O Governo não forneceu qualquer explicação que sustentasse a medida: alguns meios de comunicação noticiaram que o presidente do país, Gurbanguly Berdymukhammedov, ainda no poder, é supersticioso e acredita que o branco traz boa sorte.
De acordo com a ‘BBC’, já desde 2014 que Berdymukhammedov tomou algumas decisões excêntricas. Por exemplo, forçou todos os cidadãos de Ashgabat a removerem os aparelhos de ar condicionado para tornar a capital do Turquemenistão “mais estética”.