Há seis países com casos de covid-19 em quintas de visons, diz OMS

A Dinamarca, Itália, Espanha, Países Baixos, Suécia e os Estados Unidos estão entre os seis países que relataram casos de covid-19 em quintas de visons (ou martas), informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) esta segunda-feira, através de um comunicado.

Na Dinamarca foram encontradas mutações do novo coronavírus relacionadas com visons em 214 pessoas desde junho. De acordo com o Instituto State Serum, que se dedica à prevenção e controlo de doenças infeciosas e ameaças biológicas, a estirpe mais preocupante do coronavírus só foi encontrada em 12 pessoas e em seis explorações de martas até agora.

O governo dinamarquês disse que a mutação poderia ameaçar a eficácia de qualquer vacina futura e ordenou o abate de 15 a 17 milhões de martas no país.

Na sua declaração, a OMS salientou que é necessário mais estudo científico para compreender quaisquer implicações potenciais da nova estirpe, incluindo para o desenvolvimento de uma vacina.

“Continua a ser uma preocupação quando qualquer vírus animal se propaga para a população humana, ou quando uma população animal pode contribuir para amplificar e espalhar um vírus que afeta os seres humanos”, disse a agência de saúde das Nações Unidas.

A Dinamarca é o maior produtor mundial de peles de marta, com cerca de 1500 agricultores a produzir cerca de 16 milhões de peles por ano. Prevê-se que o abate a nível nacional venha a destruir, no limite, 17 milhões destes mamíferos.

O governo britânico anunciou, no sábado, que impôs uma proibição imediata de viagem aos cidadãos da Dinamarca, devido aos surtos ligados às explorações de vison. Todos os cidadãos ou residentes não britânicos que tenham estado na Dinamarca nos últimos 14 dias estão a ser impedidos de entrar no Reino Unido, desde a manhã do último sábado.

Nos Países Baixos, o governo concordou, em agosto, em fechar permanentemente todas as explorações de pele de marta até março do próximo ano, na sequência de uma série de infeções. Milhões de martas já foram abatidas preventivamente, depois de um surto de coronavírus em, aproximadamente, 70 explorações de pele de visons.

Ler Mais





Comentários
Loading...