Há razões surpreendentes para a sua casa estar gelada no inverno: siga estes passos para evitar o desconforto e custos extra
Estamos na altura do tempo frio: uma coisa é estar frio lá fora, outra é quando este está dentro de casa, onde deveria estar quente e aconchegante. Então, se o seu aquecedor e cobertores não estão a funcionar, deve-se perguntar: o que está a acontecer?
Normalmente, relatou a publicação ‘HuffPost’, a janela é a culpa mais comum de um espaço frio e com corrente de ar: de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, 30% da energia de aquecimento de uma casa é perdida através das janelas. Mas, além destas, há várias razões pelas quais a sua casa pode parecer mais fria do que deveria. De acordo com os especialistas, deve abordá-las o quanto antes.
A sua unidade de ar condicionado está a deixar entrar ar
Katie Whitaker, fundadora da ‘Handyma’am’, uma empresa de reparação residencial com sede em Nova Iorque, garantiu que uma das causas mais comuns de uma casa muito fria é um aparelho de ar condicionado de janela que foi deixado instalado durante o inverno. “É uma caixa feita para movimentar o ar, por isso vai fazer isso”, referiu, sublinhando que uma opção é trazer o seu aparelho de ar condicionado para dentro, para que possa manter a janela fechada com mais firmeza. Mas esta não é uma opção para todos.
“Quando se é um inquilino, tem-se tão pouco espaço e muitas vezes não se tem escolha”, disse Whitaker: no entanto, há uma solução fácil para as pessoas que precisam de manter a sua unidade de ar condicionado na parede: comprar uma cobertura interior e exterior à prova de intempéries. “Não posso recomendá-los mais. Impedem a entrada de insetos, a entrada de bolor, a entrada de crescimento indesejado dentro da máquina e evitam correntes de ar.”
As suas aberturas de ventilação estão fechadas
As saídas de ar que vê com frequência no pavimento devem ser mantidas abertas. Pode pensar que manter as aberturas de ventilação fechadas numa divisão não utilizada é útil, mas na verdade está a tornar o seu sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) mais ineficiente.
Durante o verão, as pessoas ligam os seus sistemas de refrigeração e algumas pessoas podem “fechar as grelhas de ventilação, e depois simplesmente esquecer”, disse Shanika Whitehurst, diretora associada de sustentabilidade de produtos, investigação e testes em ‘Consumer Reports’. “E depois perguntam-se: ‘Porque é que esta sala está tão fria?'” Nestes casos, tudo o que tem de fazer é reabrir estas aberturas.
O seu radiador não está a funcionar corretamente – ou está bloqueado.
O seu radiador está a demorar uma eternidade a aquecer? As peças do seu radiador em funcionamento são frias ao toque? Pode não estar a funcionar corretamente. Com o tempo, “quanto mais água se acumula no radiador, menos espaço há para o vapor quente e o ar passar e aquecer eficazmente a unidade”, explicou Whitaker. “Isto significa que está na hora de drenar o radiador”, disse. Isto implicará normalmente desligar toda a energia da caldeira e da válvula de entrada de água para que possa abrir a válvula de drenagem.
Além disso, o seu sofá está diretamente em frente ao radiador? Considere dar algum espaço ao seu radiador, porque os seus móveis podem estar a absorver o calor destinado ao resto da sala, recomendou Whitehurst.
O filtro da sua caldeira está entupido
As caldeiras são um dos sistemas de aquecimento mais comuns. Se tiver uma, provavelmente está num armário ou numa cave. Funcionam distribuindo ar quente por toda a casa – mas se o filtro da fornalha estiver entupido com sujidade ou detritos, pode não funcionar corretamente. Um filtro bloqueado “não está a permitir o fluxo de ar adequado através da caldeira. E está a fazer com que a sua caldeira trabalhe mais para fazer o mesmo trabalho”, disse Whitehurst.
Portanto, fazer a manutenção regular pode ajudá-lo a manter-se quente e a poupar dinheiro nas contas. “Se não verificou o seu filtro, talvez queira limpá-lo”, sugeriu Whitehurst.
Não está a utilizar as suas cortinas.
Aproveitar o calor natural do sol pode fazer uma diferença significativa. “Mesmo que a sua casa não tenha sido construída intencionalmente com um design solar passivo em mente, ainda pode utilizar alguns truques de baixo esforço para aproveitar o calor do sol”, disse Courtney Klosterman, especialista em insights residenciais da ‘Hippo Home Insurance’.
Mantenha as cortinas ou persianas abertas durante o dia e feche-as à noite. E se puder, evite plantar árvores de folha persistente a sul da sua casa, pois podem bloquear a luz solar.
A sua porta está a deixar o ar entrar silenciosamente em sua casa
Muitas vezes, uma brisa fresca interior pode vir de uma porta. “Se sentir uma corrente de ar na mão quando está sentado em algum lugar, siga essa sensação e veja de onde vem, e depois quer bloquear esse buraco”, disse Whitaker. Nesses casos, arranje uma ‘salsicha’, ou uma rolha de corrente de ar para tapar esta folga. Pode usar uns collants ou leggings velhas: “Basta dar um nó e encher com arroz, areia, feijão ou o que tiver à mão.”
E se a corrente de ar vier de uma janela, pode usar película plástica ou cortinas térmicas, que podem ajudar a reduzir as correntes de ar, sugeriu Whitaker.
Estes pequenos passos não envolvem substituições importantes e dispendiosas – mas podem resultar numa grande diferença na temperatura da sua casa.