Há milhares de artigos perigosos à venda na Amazon
A Amazon está a ser acusada de possibilitar a venda de milhares de produtos perigosos ou banidos. De acordo com uma investigação do The Wall Street Journal, pelo menos 4152 artigos que não deveriam estar à venda podem ser encomendados através desta plataforma de comércio electrónico.
Da lista fazem parte produtos perigosos ou banidos mas também artigos mal identificados, o que pode representar um risco para os utilizadores. A mesma publicação revela que algumas das referências dizem respeito a medicamentos ilegais, brinquedos com quantidades prejudiciais de chumbo e dispositivos electrónicos com certificações falsas.
O problema estará na rede de vendedores externos que utilizam a plataforma da Amazon e sobre os quais a empresa não tem controlo, especialmente se fizerem parte do programa “Fulfilled by Amazon”. O The Verge lembra que existe uma diferença significativa entre comprar directamente à Amazon ou a um destes vendedores: no segundo caso, a Amazon não assume qualquer responsabilidade legal porque, tecnicamente, não é a vendedora.