Há mais pessoas a andar de transportes públicos no Porto
Os transportes públicos do Porto registaram um aumento de 33% no número de utilizadores. A culpa é do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, que permitiu tornar os passes mais baratos e, por isso, acessíveis a um número mais alargado de pessoas: desde 1 de Abril, somaram-se 275 mil novas assinaturas.
Ao todo, entre Abril e Setembro, os carregamentos das variantes 3Z (três zonas), Municipal e Metropolitana totalizaram mais de um milhão de assinaturas.
Recorde-se que o PART é um programa promovido pelo Ministério do Ambiente que oferece aos cidadãos da Área Metropolitana do Porto a possibilidade de viajar por toda a rente Andante por 40 euros mensais. Caso queiram viajar apenas por três zonas, o preço baixa para 30 euros.
A redução do preço resultou também numa transferência directa de clientes: mais de 56 que antes tinham assinatura Z2 e Z3 passaram a ter passe Metropolitano. Segundo o TIP – Transportes Intermodais do Porto, “a adesão dos cidadãos da Área Metropolitana do Porto aos novos títulos Metropolitano, 3Z e Municipal promete não ficar por aqui. Na verdade, analisando apenas os dados do mês de Setembro, verifica-se um crescimento no número de assinaturas vendidas de uns impressionantes 41%”.