Guterres alerta: ONU pode ficar sem dinheiro já este mês

A Organização das Nações Unidas (ONU) poderá ficar sem dinheiro já no final deste mês. Apesar de ter pedido aos Estados-membros que aumentassem as contribuições de modo a assegurar o normal funcionamento do organismo, foi pago apenas 70% da quantia necessária.

O alerta é deixado por António Guterres, numa carta enviada aos funcionários. Segundo o secretário-geral da ONU, serão necessárias medidas adicionais para evitar que sejam os trabalhadores os penalizados – está em risco o pagamento dos ordenados.

“Os Estados-membros pagaram apenas 70% do valor total necessário para as nossas operações regulares em 2019. Isso traduziu-se numa escassez de caixa de 230 milhões de dólares [209,2 milhões de euros] no final de Setembro”, indica o comunicado a que o Diário de Notícias teve acesso. Segundo a mesma publicação, serão adiadas conferências e reuniões de modo a reduzir custos. Além disso, serão restringidas as viagens oficiais apenas a actividades essenciais.

O orçamento operacional da ONU para 2018/2019, excluindo operações de manutenção da paz, é de perto de 5,4 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros). Os Estados Unidos da América contribuem com 22% deste total.






Comentários
Loading...