Guerra comercial entre UE e EUA pode começar esta segunda-feira

A reunião que deverá dar luz verde aos Estados Unidos para avançarem com tarifas alfandegárias sobre a Europa terá lugar esta segunda-feira.

Em meados deste mês, fontes próximas do processo já tinham adiantado à agência Reuters que a Organização Mundial do Comércio aprovou o pedido dos EUA de impor tarifas em bens europeus, devido ao litígio que Bruxelas e Washington mantêm há 15 anos sobre os subsídios que disponibilizam ao consórcio europeu Airbus e à fabricante norte-americana Boeing, respectivamente.

A União Europeia pediu aos Estados Unidos para suspender as sanções comerciais e procurar um acordo relativamente à disputa que os dois mercados mantêm sobre os subsídios às fabricantes aeronáuticas, mas os EUA «não mostraram vontade de conversar», afirmou na altura Cecilia Malmstrom, comissária europeia do Comércio.

A agência Bloomberg acrescenta que o valor dos produtos sujeitos a novas tarifas poderá ascender a 8 mil milhões de dólares. Já em Abril, o presidente dos EUA, Donald Trump, tinha escrito no Twitter: «A Organização Mundial do Comércio concluiu que os subsídios da União Europeia à Airbus impactaram adversamente os Estados Unidos, que irão agora impor tarifas em 11 mil milhões de dólares de produtos europeus. há muitos anos que a UE se aproveita dos EUA no comércio. Vai acabar em breve!».

O alcance da decisão deverá ser conhecido esta segunda-feira, podendo levar a um contra-ataque por parte da EU, que lançou uma consulta pública que durou até ao final de Maio sobre os produtos que seriam alvo de tarifas alfandegárias extraordinárias, resultando numa lista que representa cerca de 20 mil milhões de dólares de exportações dos EUA para o bloco europeu.

A maior parte dos produtos são alimentares, do peixe e mariscos até ao queijo e vinhos, enquanto do lado dos EUA, as tarifas incidirão sobre helicópteros e pequenos aviões até às consolas de jogos e equipamentos de exercício físico.

Ler Mais