Grupo Zurich quer tornar-se livre de emissões de carbono até 2050 e apoiar clientes na transição

O Zurich Insurance Group deu a conhecer, esta quinta-feira, o conjunto de novas medidas adotadas pelo grupo tendo em vista a aceleração da redução das emissões de CO2 associadas às suas operações globalmente.

Num comunicado enviado hoje à imprensa, a empresa anuncia novas orientações para viagens aéreas, a mudança para veículos mais ecológicos, entre outros compromissos que contribuem para a diminuição da sua pegada ambiental.

Nas palavras de Mario Greco, CEO do grupo, “a crise climática requer uma ação urgente e qualquer pequeno passo dado por cada um de nós – indivíduos, organizações e empresas – irá contribuir para o salto gigante que teremos de dar ao longo do tempo”.

O Grupo Zurich ambiciona tornar-se uma empresa livre de emissões de carbono até 2050, em linha com a meta definida no Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1.5°C. Para isso, o Grupo propõe-se implementar mudanças a vários níveis, nomeadamente nas operações, nos investimentos e na oferta de produtos e serviços.

“Estas nossas novas medidas visam, desta forma, reduzir ainda mais a nossa pegada de carbono e, pelo impacto que têm na forma como trabalhamos, inspirar colaboradores, fornecedores, clientes e outros a agir por conta própria.”

Em 2014, as operações do Grupo Zurich alcançaram a neutralidade carbónica, sendo agora a nova meta a redução das emissões de gases com efeito de estufa em 50% até 2025 e em 70% até 2029.

De acordo com o comunicado emitido hoje, o Grupo Zurich pretende, em todo o mundo, reduzir em 70% as emissões associadas a viagens aéreas a partir de 2022, comparativamente com os níveis relativos ao período pré-pandemia.

A Zurich pretende ainda que a comunicação com os clientes seja totalmente digital até 2025, mantendo a possibilidade de preferência dos clientes pela comunicação em papel.

Até 2025, os novos veículos do grupo serão elétricos ou híbridos, eliminando da frota do Grupo Zurich as viaturas com utilização exclusiva de motor de combustão interna.

A empresa propõe-se ainda a seguir um programa de construção sustentável em mais de 50 escritórios até ao final de 2022.

Nas cantinas dos escritórios do grupo, até ao final de 2022, serão servidas refeições com alimentos de origem sazonal e regional, sendo ainda implementados programas de gestão de resíduos para evitar o desperdício alimentar.

 

Apoiar os clientes do grupo na transição

O Grupo Zurich compromete-se, ainda, a ajudar os seus clientes a fazerem a transição para uma economia neutra em carbono, disponibilizando produtos e serviços que permitam reduzir as suas emissões.

A empresa anunciou que vai lançar um “novo fundo de investimento neutro em carbono, na vertente de soluções de seguro Vida unit-linked, que combinam a poupança com a proteção garantida por uma apólice de seguro Vida. O Zurich Carbon Neutral World Equity Fund visa a realização de investimentos em empresas com baixas emissões de carbono”, explica o grupo no comunicado.

Em janeiro de 2022, o Grupo Zurich vai também alargar a sua oferta ao setor das energias renováveis para reforçar a sua capacidade de subscrever energia verde e oferecer um conjunto mais completo de produtos e serviços personalizados para apoiar a transição climática dos seus clientes.

Ler Mais





Comentários
Loading...